MDL (MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO)

O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo é uma alternativa criada pelo Protocolo de Quioto, no intuito de ajudar os países desenvolvidos do Anexo I, a atenderem suas metas de redução de emissões de carbono estabelecidas pelo próprio Protocolo de Quioto.

O MDL permite que países do Anexo I obtenham parte de sua redução obrigatória de emissões através do financiamento de projetos de redução de emissões ou de captura de carbono nos países em desenvolvimento. Isso contribui tanto para a mitigação da mudança climática, como para impulsionar o crescimento sustentável de países em desenvolvimento.

Fonte: http://www.mct.gov.br/upd_blob/0213/213408.pdf

 


MERCADO DE CARBONO REGULATÓRIO

Para diminuir os custos na redução das emissões, o Protocolo de Quioto instituiu o mercado de carbono regulatório para que países e empresas que têm metas legais de redução de emissões possam atingi-las a um custo mais baixo, adquirindo créditos de carbono.

Adaptado de: http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/141



MERCADO DE CARBONO VOLUNTÁRIO

O mercado de carbono voluntário é a negociação de créditos de carbono e neutralização de emissões de gases do efeito estufa que são realizadas por grupos ou setores que não têm metas de redução das emissões previstas no Protocolo de Quioto. Esse mercado abre as portas para a inovação e para projetos de menor escala, inviáveis ao protocolo.

Adaptado de: http://www.institutocarbonobrasil.org.br/biblioteca/glossario

 

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

As mudanças climáticas são alterações no clima do planeta provocadas por fenômenos naturais ou antrópicos. As mudanças climáticas que ocorrem pela ação antrópica são causadas pela emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.

Frente a esses fenômenos, as questões ambientais estão sendo cada vez mais levadas em consideração e colocadas em pauta. Os conhecimentos científicos sobre o assunto estão se desenvolvendo e está havendo uma mobilização mundial, através de conferências e estabelecimento de acordos, com o intuito de reduzir as emissões e tentar reverter esse quadro.

Fonte: http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/